[LibreOffice – Calc] Funcionalidade Validação / Complemento

Em 2015, escrevi um post sobre a funcionalidade Validação, um recurso para possibilitar o preenchimento correto de uma célula, de acordo com critérios predefinidos permitindo, em caso de erro, apresentar mensagens de ajuda ou erro. Há mais detalhes e um passo a passo no post citado anteriormente. A proposta deste texto é escrever um complemento, uma função adicional da Validação, que ajudará na aplicação da funcionalidade.

Uma vez adotada a validação na planilha – a formatação pode ser copiada e colada para todos os registros. Há um recurso interessante para analisar um conjunto de células preenchidas e saber se há alguma que foge do padrão configurado da validação. O que dá muitas possibilidades de utilização, por exemplo, garantir que os dados estejam em um intervalo correto, que em uma lista enorme todos os campos estejam preenchido da mesma forma, se não, tiver é possível verificar qual está fora do padrão e assim por diante. É bem interessante, é mais uma forma de trabalhar que pode ajudar em uma auditoria, por exemplo.

Para efetuar a validação das informações é bem simples. Acesse o menu Ferramentas – Detetive, selecione a opção “Marcar dados inválidos” (figura 1). Pronto! Os dados que estiverem diferente da opção selecionada aparecerá circulado de vermelho (figura 2).

Nos exemplos, especifiquei que o campo “idade” deverá ser valores inteiros, com intervalos entre 20 e 90, na minha tabela não existem pessoas com menos de 20 anos ou acima de 90, assim como não deverá ter idade decimais.

Figura 1 – Acesso ao Menu

Figura 2 – Marcação da Validação

Exemplo – Planilha IBGE

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *