[LibreOffice Calc] Soma com PROCV

Em um dos relatórios que precisei desenvolver para o trabalho, tive a necessidade de somar dados que estavam na mesma linha, mais em colunas diferentes. Há diversas formas de efetuar este cálculo, geralmente, eu faria várias funções PROCV e somaria o resultado, no entanto, percebi que não era a melhor forma de trabalhar. A função ficava muito grande e consumia memória na execução. Então, resolvi pesquisar uma solução alternativa, acabei localizando uma fórmula mais simples (e elegante) no blog do Fábio Vianna, sugiro que vocês visitem para conhecer. Há mais dicas interessantes por lá, contudo voltado para o Excel, mas vale a pena a visita.

Inicialmente, utilizei a função no Excel, para poder testar no LibreOffice, elaborei uma planilha simulando uma situação similar. A função funciona basicamente da mesma forma, abaixo uma breve explicação dos componentes da função e a planilha que desenvolvi como exemplo.

= SOMA ( PROCV ( B3 ; MATRIZ ; {2;3;4} ; FALSO ) )

A utilização da função PROCV continua na mesma forma, para saber mais detalhe, pode saber mais detalhe neste post. A mudança é que ao invés de selecionar apenas um coluna, você deverá informar todas as colunas que você deseja somar,  no exemplo acima seria as colunas 2, 3 e 4. Insira a função SOMA externa ao PROCV, conforme acima.

Na Imagem 1 tem o uso da função, que procura os dados sobre a formação dos prefeitos nos estados mapeados. A fonte dos dados da Imagem 2, tem o detalhamento da formação dos prefeitos e a relação de todos os estados.

Imagem 1 – Uso da Fórmula na Prática

Imagem 2 – Planilha base dos dados.

Espero que a explicação tenha sido útil. Tenho andado sumida do blog, mas tenho planos de retomar a atualização com mais frequência. Agradeço a todos que acompanham e comentam a postagem do blog. 🙂

Arquivo Exemplo

 

Compartilhe este post:

3 Comments

  1. Olá Camila, Boa tarde.

    Obrigado pela dica.

    Sou instrutor de inclusão digital em Guarulhos, (SP). Estou tendo problemas ao realizar a função do calc, bdsoma, bdmax e bdmin, em uma planilha, pois no valor total, só volta o valor 0, porém nas demais linhas o resultado sai corretamente, gostaria de lhe enviar o arquivo para que pudesse dar uma olhada. estou usando a versão 5332 do libre, mas já usei a 4.0 e o resultado foi o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *