[LibreOffice Calc] Função SOMASES

Há algum tempo escrevi um post sobre fórmulas matriciais,  que procura valores entre duas bases de dados utilizando mais de uma condição.  Indiquei estes tipos de função como uma opção alternativa para o PROCV / PROCH. Apesar de funcionar corretamente na busca dos dados, a fórmula matricial deixa a planilha pesada, ficando com o processamento mais lento (a depender da situação MUITO mais lento).Conversando com um colega, conheci a função SOMASES, mais leve e simples, é de fato a função mais indicada para busca de dados com várias condições.

Para quem tem curiosidade de conhecer mais sobre as funções de matriz, indico visitar o site de ajuda do LibreOffice. Neste link há a explicação mais detalhada do assunto.

Passo a passo para utilização da função SOMASES:

Estrutura da fórmula:

= SOMASES ( soma_intervalo ; intervalo1 ; critério1 ; intervalo2 ; critério2; … )

  • soma_intervalo: conjunto de valores a serem somados.
  • intervalo: intervalo onde deverá ser aplicada a condição da soma.
  • critério: condição (regra) que deverá ser aplicado no intervalo.

Objetivo:

Figura 1 – Quadro a Ser Preenchido

O objetivo desta função é somar uma determinada coluna, quando coincidir com os critérios especificados. No exemplo abaixo, desejo somar a coluna com o total da população (fig.1 / fig. 2) , circulado em azul, que sejam do estado do Pernambuco, primeira coluna destacada em vermelha, e da cidade de São João, segunda coluna destacada em vermelho.

Figura 2 – Base de Dados

O preenchimento da fórmula é relativamente simples – primeiro conjunto de dados será o intervalo dos dados da primeira coluna com o valor da soma, depois, deverá ser preenchido o intervalo dos dados dos critérios, logo em seguida, o critério de seleção (ex.: “Pernambuco”), depois siga com os demais critérios. Podem ser vários! A fórmula é realmente uma mão na roda. Na figura 3 consta o exemplo do assistente de fórmula preenchido.

Fig 3. Assistente de Função

Espero ajudar, caso tenham alguma dúvida, por favor, comentem ou mandem e-mail, terei o prazer em melhorar o post e a responder. 😉

Base de Dados Utilizada:

 

Compartilhe este post:

2 Comments

  1. Estava querendo fazer isso nesta semana e não achei bem post com esse detalhe e clareza obrigado mais uma vez. segunda-feira será a primeira coisa que vou fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *