Bando de Dados Derby – Ótima Opção Banco Embarcado, e SQuirreL, um bom Client SQL

Quando escrevi o texto da semana passada sobre SQL, relembrei do banco de dados que utilizava quando estudava programação, o Derby. Era simples e fácil, uma ótima opção para quem precisa de um sistema com banco de dados menos robusto, ou simplesmente quem precisa estudar SQL. A proposta deste post é explicar um pouco sobre este sistema gerenciador banco de dados e apresentar uma alternativa simples de utilizá-lo para quem está estudando programação.

O Derby é um sistema gerenciador de banco de dados relacional (SGBDR) baseado em Java e SQL. É fácil, bem documentado e, o melhor de tudo, pode ser utilizado de forma embarcada a um programa a ser desenvolvido. Ele pode ser implementado de três formas: incorporado a um aplicativo Java de um único usuário, a um aplicativo multiusuário como servidor Web e incorporado a um sistema servidor. É possível ver um exemplo de utilização na figura 1. Esta é a estrutura de pasta de um programa que eu estava desenvolvendo, criei a pasta lib para incluir o Derby. A partir daí, consegui seguir o desenvolvimento conectado a base de dados de forma simples e embarcada.

Figura 1 – Estrutura de Pasta

Para poder utilizar o sistema, como pré-requisito é preciso ter instalado o Java – Máquina Virtual Java. Para instalar é necessário efetuar o download no site da Oracle. Depois é necessário baixar o Derby no site do Apache DB Project. O arquivo baixado estará compactado. Após descompactar, será possível observar várias pastas. Para utilizar o Derby de forma simples, focarei apenas nas pastas que utilizo para incorpora no sistema ou para estudar SQL, são elas:

  • Docs: é a pasta de documentação do banco de dados, vem em dois formatos: html e pdf. A documentação da versão atual é em inglês, neste site é possível ler a documentação em português da versão 10.2.
  • Libs: É onde fica os arquivos “.jar”, a biblioteca que utilizo para poder utilizar o banco de dados.

A segunda etapa é bem simples, o arquivo derby.jar é basicamente o que utilizo. Copio e coloco o arquivo para o sistema ou local onde quero guarda-lo. Para acessar o banco de dados, pode ser utilizada qualquer ferramenta de SQL client ou através da conexão via linguagem de programação. Apresentarei como eu acesso a base de dados utilizando o SquirreL SQL client. Comecei a utilizar o sistema há pouco tempo. Antigamente, costumava utilizar Druid, The Database Manager e amava o programa, mas infelizmente a última versão é de 2012 e aparentemente ele não é mais atualizado desde 2006.

O SquirreL é um SQL client gratuito desenvolvido em Java, disponível para download neste site. Após baixar o arquivo, execute o instalador através da linha de comando:

 java -jar squirrel-sql-3.7.1-install.jar 

Uma vez instalado, execute o programa. Vamos para o processo de instalação:

  1. Acesse a aba “Drivers”;

  2. Duplo clique na opção “Apache Derby Embedded” para abrir a caixa de diálogo para instalação do drive do Derby;

  3. Clique na aba “Extra Class Path”;

  4. Botão Add para adicionar o caminho do arquivo derby.jar, conforme exemplo da figura 2;

Figura 2 – Configurando Squirrel

  1. No espaço acima, no campo em que tem example URL, insira no local em que está <database> o nome do bando de dados e a opção “create=true”. Ficará mais ou menos assim: jdbc:derby:baseDados;create=true

  2. Confirme;

  3. Agora volte para o início e acesse a aba “Aliases”

  4. Dê um nome para o seu banco, altere o campo Driver para a opção Apache Derby Embedded, automaticamente a URL será alterada. Não é preciso preencher o usuário e password.

  5. Clique em Test para testar a conexão;

  6. Na nova janela, clique em Connect;

  7. Irá aparecer a mensagem “Connection successful” – exemplo da figura 3;

Figura 3 – Conectando Banco de Dados

  1. Após testado com sucesso, clique em Ok – Connect.

  2. Será apresentada a tela onde você poderá executar SQL para criação de tabelas, consultas e etc. (Figura 4)

Figura 4 – Tela para Execução de SQL

Resumindo, o Derby é um sistema gerenciador de banco de dados compacto e fácil de usar, onde não há necessidade de instalação ou configurações mais complicadas. O SquirreL é uma boa opção para efetuar a criação de banco, manutenção e análise de dados. Espero que este post tenha ajudado quem está procurando um SQL ou SQL client.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *