[Notícia] The Document Foundation Anuncia a Interface Muffin

The Document Foundation, organização sem fins lucrativos criada pelos membros da comunidade OpenOffice.org para gerenciar e desenvolver o LibreOffice, anunciou em dez/16 o Muffin, uma nova interface de usuário para o LibreOffice, que estará disponível a partir das versões 5.3. Admito que a notícia está um pouco atrasada, mas ainda assim acredito que divulgar é importante para quem não está sabendo. A nova interface foi construída focada em três áreas sugeridas pelos usuários durante o desenvolvimento do conceito, são elas:

  • Meu: interface de usuário pessoal, com capacidade de adaptação para cada usuário, não sendo apenas uma interface padrão.
  • Interface Amigável: A interface amigável já é a base do LibreOffice, a nova proposta é torna-lá modular, possibilitando que o usuário determine o nível do quão amigável que a ferramenta pode ser, ou seja, configurável.
  • Flexível: A maioria dos usuários utilizam o LibreOffice em várias plataformas, como desktop e notebook.

Li um pouco mais do assunto neste site, aparentemente o anúncio da mudança trouxe algumas discussões entre os usuários. Alguns alegam que investir em uma mudança tão grande não é prioritária no momento,  a fundação deveria investir mais em estabilidade, compatibilidade entre outras coisas. Outros reagiram a ideia de alterar  a interface como algo negativo, podendo comprometer a usabilidade. Os textos e os argumentos são interessantes, recomendo a leitura completa.

Acredito que a mudança será positiva, o anuncio indica que a alteração para uma interface personalizável e mais amigável para o usuário, possibilitará que todos, dos mais novos aos mais experientes, tenham cada vez mais uma suite melhor.

 

 

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *