[LibreOffice] Versão Portátil para Windows

Para quem acompanha o blog, sabe o quanto eu aprecio o LibreOffice, uma suíte de produtividade de escritório completa e uma excelente alternativa para Microsoft Office. Atualmente, a ferramenta é disponibilizada para instalação completa com os principais sistemas operacionais – Windows, Linux e Mac, e também disponibiliza a versão portátil. Os software portáteis são “classe de softwares que não requer a instalação no computador para ser executado. Ao ser iniciado, o aplicativo portátil roda diretamente do dispositivo no qual está armazenado, podendo este ser removível, como é o caso de pen drives e CD-ROMs, o que o torna, como o próprio nome diz, portátil”.  Fonte: Wikipédia.

A versão portátil do aplicativo é completa, mas é empacotado no formato PortableApps.com, possibilitando trabalhar no computador do trabalho ou em qualquer computador Windows, através do Pen-drive. Fiquei surpresa quando comecei a utilizar o Calc, é extremamente parecido com a versão que utilizo no Mac, possibilitando que eu consiga escrever meus posts durante o horário do almoço. Também estou começando a considerar a possibilidade de utilizar no dia-a-dia do trabalho, vou começar aos poucos para testar a compatibilidade de conversão para o formato Excel, se conseguir, postarei aqui a experiência.

Descrevendo um pouco mais sobre a versão portátil, a versão do LibreOffice do Mac é mais sóbria, gosto do estilo limpo. A versão portátil do Windows é mais colorida, os botões são bonitinhos, acredito que perceberam a diferença. Já vem pré-instalado com todos os idiomas que possuam compatibilidade com o LibreOffice, contudo, no momento da instalação é possível selecionar apenas o idioma de interesse, para deixar o software mais leve. As duas versões são a mais atuais – a 5.2.3, acredito que com os mesmos recursos. A medida que for utilizando, escreverei breves post comentando. Abaixo tem os screenshots das telas de todos os menus, onde é possível verificar a semelhança entre as versões. Para efetuar o download acesse este site, para ler mais informações, podem acessar o site dos PortableApps.

O LibreOffice é desenvolvimento e mantido através de trabalho voluntário, para quem tiver interesse ajudar, acesse o link. Seria possível ajudar de várias formas, uma dela é através de doação, se tiver interesse, clique no banner abaixo.

Tela Completa

Menu Inserir

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *