[LibreOffice] A Revista LibreOffice Magazine completa 4 anos!

No mês de outubro a LibreOffice Magazine completou 4 anos da sua primeira publicação! Estou um pouco atrasada com flyer-libreoffice-tdf-blog-seja-livre-comite-admissao-aniversario-2anoseste post, mas, mesmo assim, vale a pena divulgar e prestigiar este sucesso. A primeira edição da revista LibreOffice foi lançada em Outubro de 2012, no mês que The Documentation Foundation* completou 2 anos, no total foram 24 revistas publicadas com pelos 10 matérias por edição. A revista foi lançada “para ser a voz dos que orbitam em torno das tecnologias trazidas pelo LibreOffice”, com dicas sobre a “ferramenta LibreOffice e outras ferramentas livres, tecnologias abertas e padrões internacionais”. É toda diagramada com LibreOffice Draw, o que me deixou bastante impressionada e demonstra o potencial do aplicativo.

A revista foi criada e é mantida pela comunidade LibreOffice, aceitando contribuições de todos os interessados, inclusive eu tive a oportunidade de participar (e pretendo participar mais), e você, se estiver interessado em produzir matérias sobre o assunto abordado pela revista. A LibreOffice Magazine é publicada a cada dois meses, o conteúdo é rico e interessante para todos que utilizam ou querem aprender um pouco mais sobre o LibreOffice e software livre. A revista é dividida em três blocos, o primeiro, Mundo Libre, é referente a assuntos relacionados exclusivamente sobre o LibreOffice, o segundo bloco, Como Fazer, refere-se a matérias com explicações e tutorias referente a suíte, por fim, o Espaço Aberto, com notícias e matérias referentes a notícias sobre aplicativos livres, em modo geral. Em diversas oportunidades distintas, já comentei sobre o quanto admiro o trabalho desenvolvido pelo projeto, divulguei em dois posts o trabalho da revista e o quanto eu gosto de trabalhar com a suíte. Por conta disso, escrever um post promovendo a cada dois meses o lançamento da nova tiragem com um resumo do conteúdo, iniciando pela publicação de out/16.

Nesta nova edição, como não poderia deixar ser, ressalta o aniversário de 6 anos do LibreOffice e os 4 anos da LibreOffice Magazine, na seção de Como Fazer, tem matérias sobre Calc – autofiltro, macro para numeração sequencial, controle de estoque, Draw – como combinar formas, e Impress, explicando a hiperlink em apresentação. No espaço aberto há matérias sobre Mundo Python, Linux, Software Livre Day e outras bem interessantes. Para baixar a edição atual ou anteriores, acesse o site do projeto, neste link. Aproveito e deixo a dica para visitarem a página e conhecerem mais sobre o Projeto LibreOffice e a LibreOffice Foundation, além de visitar, considerem a oportunidade de participar da comunidade, divulgando, escrevendo artigos e de várias outras formas, comentadas anteriormente.

Adicional: Pesquisando para escrever este post, localizei este site com os arquivos da revista LibreOffice, achei interessante, vale a pena a visita. A imagem destacada do post foi obtida no artigo escrito por Olivier Hallot, membro fundador e conselheiro da The Documentation Foundation.

08Fonte: Site do LibreOffice – The Documentation Foundation.

libreoffice_grande


* A fundação é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, criada por um grupo de defensores da utilização de softwares livres. É o lar do projeto LibreOffice, baseado no trabalho da comunidade OpenOffice.org. Para conhecer mais, visite o site!

Compartilhe este post:

One Comment

  1. Inovadora em sua proposta editorial, a Revista LibreOffice Magazine foi criada com um conteudo voltado aos usuarios interessados em conhecer a ferramenta de escritorio LibreOffice e outras ferramentas livres, tecnologias abertas e padroes internacionais, casos de sucesso do uso do LibreOffice em empresas e acoes de inclusao digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *