[LibreOffice – Calc] Fórmulas para Data / Hora

Como comentado no último post, uma das principais funcionalidades do LibreOffice são as fórmulas disponíveis para proporcionar uma melhor análise e tratamento dos dados. Por serem tão importantes, decidi iniciar uma sequência de posts sobre as funções que mais utilizo. O primeiro post foi sobre a categoria Texto. Neste segundo post, comentarei sobre as fórmulas da categoria data/hora.

Antes, acredito ser importante explicar para quem está iniciando como incluir uma função. Há duas formas de inclusão dos dados, uma através da opção Menu – Inserir – Função e a outra opção é acessar o botão de acesso “Assistente de Função”, em ambos casos, será apresentada a caixa de diálogo, no lado esquerdo constará a caixa de diálogo com a relação de categorias, abaixo a relação de funções disponíveis. Ao selecionar em uma das fórmulas, será apresentado do lado direito a estrutura e descrição da função. Clicando em próximo, será possível montar a função através do assistente, que tornar o processo mais fácil. Reforço que sempre que surgir dúvida, acesse o menu de ajuda. A documentação do LibreOffice é bem completa e muito do que aprendi foi através da ajuda.

Imagem 1 – Inserir Função

Imagem 2 - Inserir Menu

Imagem 2 – Inserir Menu

Imagem 3 - Assistente

Imagem 3 – Assistente

Imagem 4 - Assistente 2

Imagem 4 – Assistente 2

Retomando a descrição das fórmulas. A categoria data / hora são utilizadas para converter dados, formatar campos, calcular intervalos de data. Também são comumente utilizadas combinadas com outras funções, como as fórmulas condicionais, formatação e cálculos de diversas naturezas. Alguns exemplos de uso comum: calcular dias entre duas datas, exibir um dia/mês/ano de uma data, inserir uma condição para nos casos de uma data/mês/ano efetuar um cálculo específico, calcular a quantidade de dias úteis e total e outros casos variados. As funções de data e hora são auto-explicativas e fáceis de usar, por conta disso, resolvi descrever apenas as fórmulas que considero :

  • AGORA() – A função informa a data e hora atual do computador. Muito útil para calcular o intervalo entre a data atual e a data específica.
  • HOJE() – Retorna a data atual do sistema, parecido com Agora() mas, neste caso não é exibido a hora.
  • ANO(Número) / MÊS(Número) / DIA(Número) – O número que será passado será uma data específica, vale ressalta que para o LibreOffice (ou Excel) a data e hora são representados por número. Neste caso quando passar uma data por exemplo 02/01/16 e for utilizada a função ano será exibido 2016, se usada a função mês será exibido 01 e dia será exibido 02.
  • HORA(Número) / MINUTO(Número) / SEGUNDO(Número) – Similar ao anterior, mas trabalha com conceito de hora. Muitas das funções da categoria data e hora são iguais, alterando o contexto. Os casos abaixo irão se repetir, então deixarei vinculados.
  • ANOS(Data Inicial; Data Final; Tipo) – Calcula o intervalo entre dois períodos, tipo de intervalo, os valores possíveis são 0 (intervalo) e 1 (em anos de calendário).
  • DATA (ano; mês; dia) / TEMPO (Hora; Minuto; Segundo) – Nesta função deverá passado o valor referente ao ano, mês e dia (ou hora, minuto e segundo) para composição de uma data/hora, esta é função de conversão. É útil para composição de dados para uma análise.
Compartilhe este post:

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *