[LibreOffice – Calc] Fórmulas para Texto

Tanto o LibreOffice quanto Excel, oferecem muitas fórmulas para tratar dados e fornecer base para as análises de dados, em

Imagem 01 - Categorias

Imagem 01 – Categorias

ambos programas, as fórmulas são agrupadas por categorias, de acordo com as suas funções como data/hora, informações, lógicas, planilhas, estatísticas, financeiras e outros. Já comentei previamente sobre algumas como PROCH e PROCV, que considerei importantes e decidir iniciar uma série de posts descrevendo as principais funções que utilizo. Iniciarei pelas fórmulas da categoria Texto.

As funções da categoria texto, de forma geral, são utilizadas nas funções voltadas para formatação dos dados. Em algumas situações que os números ou textos precisão ser tratados para antes de iniciar a análise, um exemplo comum é quando preciso cruzar os dados de duas tabelas utilizando duas ou mais variáveis. Concatenando as duas variáveis em uma só coluna, possibilita o uso da função PROCV / PROCH e em vez de criar uma função matricial, que são mais pesadas e requer maior processamento. Abaixo detalharei as funções que mais utilizo e um exemplo de cada caso.

Função Arrumar

Fórmula: ARRUMAR(texto)
Descrição: Remove os espaços desnecessários que vem antes e depois do texto. É extremamente útil em dados que vem desorganizados.

Imagem 02 – Arrumar

Funções Concatenar / Concat

Fórmulas:

  • CONCATENAR(texto1; texto2; … ; textoN)
  • CONCAT(texto1; texto2; … ; textoN)

Descrição: Agrupa os dados de vários registros de texto em um só, ou seja, junta dados de células distintas em um só registro. Concatenar e concat são basicamente a mesma função, sendo que a segunda aceita inserir intervalo de registros. Conforme comentado anteriormente, utilizo a função para auxiliar no uso da fórmula PROCV/PROCH, também pode ser utilizado para compor um texto padrão utilizando a função de uma fórmula, como exemplo abaixo.

Imagem 03 - Concatenar

Imagem 03 – Concatenar

Imagem 04 - Concat

Imagem 04 – Concat

Imagem 05 - Concatenar 2

Imagem 05 – Concatenar2

Função Direita / Esquerda

Fórmulas:

  • DIREITA(texto; número)
  • ESQUERDA(texto; número)

Descrição: As fórmulas são bem parecidas, de acordo com os nomes das fórmulas, a função Direita, seleciona os caracteres a direita, e a função Esquerda, seleciona os caracteres a Esquerda, com base no número informado. Selecionando a quantidade de caracteres informada, por exemplo, se selecionar 2 caracteres a direita do nome CALC, a fórmula retornará os caracteres LC e a esquerda CA. É bem útil para extrair dados de um registro que vem com uma formatação padrão.

Imagem 06 - Direita

Imagem 06 – Direita

Função Ext.texto

Fórmula: EXT.TEXTO(texto; início; número)
Descrição: A função é a combinação das anteriores, mas estratifica os dados que estão no meio do registro. A função de certa forma é simples, início indica onde inicia os caracteres e número é a quantidade de caracteres que deseja exibir. Por exemplo na frase “LibreOffice”, iniciando na 6ª posição e obtendo 3 caracteres será retornado “Off”. Utilizo esta célula nos casos parecidos com a situação da função Direita / Esquerda.

Imagem 07 - Ext.Texto

Imagem 07 – Ext.Texto

Funções Maiúscula / Minúscula / Pri.Maiúscula

Fórmulas:

  • MAIÚSCULA(texto)
  • MINÚSCULA(texto)
  • PRI.MAIÚSCULA(texto)

Descrição: Acredito que esta são as mais simples e também úteis. A função converter o texto para formato maiúsculo, minúsculo ou torna primeira letra das palavras do texto maiúscula.

Imagem 08 - Minúscula

Imagem 08 – Minúscula

Função Texto

Fórmula: TEXTO(texto; formato)
Descrição: De todas as funções esta é uma das mais que utilizo, especialmente quando preciso formatar os dados para carregar em um banco (tipo Base/Access), a função “texto” converte o formato da célula para texto e deixando na formatação selecionado.
Formato: O formato pode ser elaborado de qualquer forma incluindo os caracteres reservados, conforme tabela abaixo, incluindo ponto (.) ou vírgula (,) como separador de milhar. Um exemplo é quando se insere zeros a esquerda (imagem x) ou diminuir o número de decimais, utilizando por exemplo a função 123,45 com o formato ###,# para 123,4.

Imagem 09 - Formatação

Imagem 09 – Formatação

Imagem 10 - Texto

Imagem 10 – Texto

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *