[LibreOffice] Agrupando Linhas e Colunas

Para realizar algumas análises e deixar os dados mais legível e apresentável, um ótimo recurso do LibreOffice é o Esquema, conhecido no Excel como estrutura de tópicos. A funcionalidade permite, como o nome diz,  o agrupamento de um conjunto de linhas ou colunas, tornando os dados fácil de ocultar e exibir, a depender da necessidade. Abaixo uma figura com exemplo do uso do agrupamento.

Figura 1 - Exemplo Esquema / Agrupamento

Figura 1 – Exemplo Esquema / Agrupamento

Para criar um agrupamento de linhas ou colunas é simples. Primeiro, selecione o intervalo de linhas ou colunas que deseje agrupar, acesse o menu Dados – Esquema – Agrupar.

Figura 2 - Menu Esquema

Figura 2 – Menu – Dados – Esquema

Na caixa de diálogo, selecione a opção que deseja agrupar: linha ou coluna. Pode-se criar quantos agrupamentos achar necessário, incluindo sub-agrupamentos (agrupamento dentro de agrupamento).

Figura - Caixa Diálogo

Figura 3 – Caixa Diálogo

Uma vez agrupados os dados, será criado no lado esquerdo um botão de mais ou menos do lado acima das linhas agrupas. Clicando no menos (-), os dados são ocultados, uma vez oculto, aparece o botão mais (+), que ao ser clicado os dados serão re-exibidos. No menu Esquema aparecerá as opções adicionais das funcionalidades:

  • Desagrupar – remove o agrupamento selecionado, quando houver mais de uma opção;
  • Remover do esquema – remove todos os agrupamentos criados. No LibreOffice, Esquema se refere há um conjunto de agrupamentos.
  • Ocultar Detalhes / Mostrar Detalhes – São as opções de mostrar ou ocultar as linhas ou colunas agrupadas de forma rápida.
Figura 4 - Menu Esquema

Figura 4 – Menu Esquema

A opção Autoesquematizar pode ser utilizada quando nos dados possui fórmulas ou referências a outras células, neste caso o LibreOffice criará agrupamentos limitados pelas células que contém fórmulas ou referências. É bem útil e prático. Relembrando, a funcionalidade foi elaborada para tornar os dados mais estruturados e facilitar o entendimento a apresentação. Deixo abaixo o arquivo de exemplo.

96px-libreoffice_4-0_calc_icon-svg

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *