[LibreOffice] Calc: Tabela Dinâmica – Exibição de Valor

Nesta semana aprendi algo novo sobre tabela dinâmica, que não ainda havia tido a oportunidade de utilizar, é um detalhe, mas faz muita diferença no dia a dia. No post sobre tabela dinâmica expliquei sobre campo de dados, nesta parte, acessada através da edição de layout, a área onde fica os campos com valores e as informações deste campo é sempre calculado.

Cheguei a explicar algumas funções adicionais que, na versão que utilizava na época, ficava no botão “mais”. Na versão 5.1.4.2, a funcionalidade de tabela dinâmica está diferente, melhor e mais fácil (em breve atualizo o post). A dica é referente ao tipo de exibição de valor, nele é possível exibir o valor na tabela dinâmica de diversas formas, uma das mais uteis é a exibição por percentual (%). Nela é possível calcular automaticamente o valor percentual de algum número totalizado, conforme exemplo abaixo.

figura01

Figura 01

Para fazer é simples: primeiro edite o layout da tabela dinâmica (figura 2), na área campo de dados adicione o campo que deseja que o valor seja exibido totalizado (figura 3), não tem problema duplicar o campo. Dê um duplo clique no campo que deseja alterar o modo de exibição e nas opções “Valor Exibido” (figura 4), altere o tipo. Pode ser várias opções, conforme exibido na figura 5, o exemplo que citei foi opção % do total.

Na própria ajuda do LibreOffice consta o detalhe de cada funcionalidade. Deixarei o quadro transcrito de lá logo abaixo das figuras. Espero que tenham gostado da dica. 🙂

Figura02

Figura 02 – Editar Layout

figura03

Figura 03 – Campo de Dados

figura04

Figura 04 – Tipos

figura05

Figura 05 – Tipo opções

captura-de-tela-2016-09-11-as-22-05-17

PS: Quem visitou a página ultimamente pôde observar que andei sumida por um tempo. Restruturei a página e voltei a ter apenas um blog, a nova proposta é retomar a postagem com regularidade, alternando tecnologia e literatura.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *