Aplicativos para Captura de Tela (Parte 2.5)

Estou empolgada com a série de post sobre aplicativos mais utilizados, então resolvi escrever um post específico sobre aplicativo para captura de tela. Esta atividade é bem recorrente no meu dia a dia, costumo efetuar captura de telas para inserir em documentos profissionais, como relatório de evidências, ilustrar os posts e outros documentos pessoais ou acadêmicos, por conta disso, seleciono com cuidado bons aplicativos que facilite o trabalho. Irei citar os meus favoritos em cada sistema operacional que utilizei – Ubuntu, Windows e OS X.UbuntuDurante o tempo que utilizei o ubuntu eu adorava o KSnapShot, simples e eficiente, atendia a minha necessidade por possibilitar a seleção da área para capturar a imagem. O aplicativo também oferece outras opções de tela cheia, encaminhar a tela para um programa específica ou simplesmente copiar.

KSnapShot

KSnapShot

 

Windows

Sem dúvida o melhor que já usei,  é o próprio aplicativo padrão do Windows, o Ferramenta de Captura. Além do recurso de selecionar uma área especifica para capturada, a ferramenta oferece a opção de incluir marcações na imagem, como uma marcação com caneta ou marca texto. Extremamente útil para que montando um documento de evidência, por exemplo. Após a captura é possível copiar a imagem (com alteração) ou salvar.

Local do Aplicativo - Windows.

Local do Aplicativo – Windows.

Tela do Aplicativo

Tela do Aplicativo

Opções de Seleção

Opções de Seleção

Seleção de uma área

Seleção de uma área

Ferramenta Caneta

Ferramenta Caneta

Ferramenta Marca Texto

Ferramenta Marca Texto

 

Mac

No Mac não utilizo ferramentas, o sistema oferece uma sequência de atalhos de captura que resolve o problema de forma rápida e eficaz, infelizmente não oferece as opções adicionais como marcação da imagem. Para facilitar o trabalho, utilizo os atalhos combinados com o DropBox, assim que o sistema captura a tela o arquivo é salvo na pasta do Dropbox e faz o upload, deixando salvo nas nuvens. Apesar dos poucos recurso tem atendido bem as minhas necessidades, a ponto de não precisar procurar outras opções. Na imagem abaixo tem os atalhos do sistema, para tem curiosidade de conhecer.

Tela Atalho Mac

Tela Atalho Mac

Compartilhe este post: