Aplicativos para Desenvolvimento (Parte 2)

Neste segundo post da série sobre aplicativos favoritos, irei descrever sobre os aplicativos que utilizo para desenvolvimento de sistemas. Comecei a programar na faculdade e desenvolvi alguns projetos acadêmicos e outros para o local que trabalho. Parei de programar há um tempo por vários motivos, ultimamente por conta de um projeto que estou participando, que tem custado muito do meu tempo. Estou planejamento retomar o desenvolvimento de alguns projetos – antigas ideias, e pretendo, em breve, escrever alguns posts sobre este assunto e outro sobre o projeto do trabalho. Os aplicativos que irei citar são para várias linguagens, espero que ajuste ou goste.

Antes de iniciar qualquer trabalho gosto de planejar, especificar os requisitos e elaborar alguns diagramas básicos, seguindo este layout. Para criação do documento utilizo o LibreOffice e para elaboração dos diagramas utilizo o Astah Community, software para modelagem UML. De forma fácil a ferramenta possibilita a elaboração de diagrama de caso de uso, diagrama de classe e vários outros diagrama (fig. 2, 3 e 4). Vale ressaltar que esta ferramenta tem muitos anos no mercado, sendo bastante estável – já a utilizo a mais de 7 anos.

Astah

Fig 1 – Astah

Captura de tela 2014-10-05 14.59.26

Fig. 2 – Diagrama Classe de Uso

Fig. 3 - Diagrama de Classe

Fig. 3 – Diagrama de Classe

Fig. 4 - Diagrama de Seqüência

Fig. 4 – Diagrama de Seqüência

Para configuração do computador utilizo o MAMP (mac), um ambiente de desenvolvimento composto pelo Apache, MySQL, PHP e Perl. A instalação é simples, bastando seguir os passos descritos no site (na parte de download, ao lado direito do site). Esta é, sem dúvidas, uma das dicas mais valiosas que já recebi, facilitou muito o trabalho e reduzindo o tempo gasto para configurar e preparar o ambiente. Há versões especificas para Linux e o Windows que funciona da mesma forma. Não preciso comentar que o banco de dados que mais utilizo é o MySQL – já vem pronto! E a própria interface web para gerenciamento do banco. 😀

Xampp

Fig. 5 – Xampp

Quando se trata de pequenas correções e ajustes no código ou no SQL, gosto de utilizar o Sublime Text 2 do Mac e Note 2 no Windows. Esses sistemas são basicamente bloco de notas avançado, com mais recursos e destaque do comandos, leve, prático e objetivo. Já no desenvolvimento em si utilizo o Netbeans (Mac, Windows e Linux), para ter acesso a recursos mais avançados e instalação de complementos e bibliotecas. Ao contrário da maioria dos aplicativos que utilizo, este sem dúvida é um dos mais pesados, mas realmente vale a pena.

NetBens

Fig. 6 – NetBens

Concluindo, ressalto que todos os aplicativos citados são gratuitos e podem ser baixados nos sites linkados acima. Como havia comentado, em breve pretendo retomar um antigo projeto, que tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema pessoal, a medida que eu for evoluindo, irei publicar dicas e tutorais com mais detalhes sobre as ferramentas que irei utilizar. Em breve voltarei com terceiro post da série sobre aplicativos voltados organização. Até lá!

Compartilhe este post:

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *