Aplicativos para Lazer – Séries e Livros (Parte 1)

No mercado há uma grande variedade de aplicativos criados para nos ajudar no dia a dia, no meu caso, como uma autentica geek, esses softwares são fundamentais na organização das minhas atividades. Pensando sobre este assunto, decidi que seria uma boa ideia relacionar os meus favoritos, fazer uma pequena avaliação e fornecer dicas. Acredito que desta forma será possível auxiliar quem procura ferramentas para facilitar o desenvolvimento de diversas atividades. Como a quantidade é relativamente grande, o assunto será dividido em uma série de quatro posts agrupando os aplicativo por assunto – lazer, programação, organização e blog. Vamos lá?

Este primeiro post será a respeito dos aplicativos classificados como “lazer”, vinculado ao meus hobbies favoritos, sendo os principais: ler livros e assistir séries e filmes – inclusive estou relançado um blog específico para escrever sobre esses assuntos (o blog MillCoisas, visitem! 😉 ). Os principais aplicativos que utilizo para leitura são: Calibre, Kindle, iBook e SaraivaReader, vale citar o Marvin e Comic para iPad e o Perfect View para Android. Para séries (ou filmes) utilizo o uTorrent, como usuária da Apple TV, formato os vídeos com o Smart Convert Pro 2 (pago), mas já utilizei o Smart Convert e Subler (gratuitos), também utilizo VLC de tempos em tempos. Vamos aos comentários 🙂

Aplicativo para leitura:

Eu tenho hábito de ler ebooks ou artigos no meu Kindle, Ipad ou até mesmo no celular, por isso considero importante organizar todos estes arquivos em uma pasta especifica, convertendo para o formato de arquivo adequado para o dispositivo que irei utilizar, para isso utilizo e adoro o Calibre. Com versões para Mac, Windows e Linux, o Calibre permite organizar os seus livros – incluir capa, nome do autor, título, coleção (séries) e etc., converter para diversos formatos e organizar os arquivos fisicamente de diversas formas (no meu caso uso o nome do autor). Para tornar a experiência ainda melhor, salvo a pasta com os livros no Dropbox, possibilitando acessar todos os meus livros de forma rápida e prática – fica a dica!

No caso dos leitores de livros virtuais, geralmente uso mais o Kindle por adquirir muitos livros na Amazon, no caso dos que adquiro na internet, prefiro usar o Marvin (Ipad). Considero muito importante que os aplicativos de leitura possuam as funcionalidades de marcar página, destacar texto, dicionário, formatar tamanho de fonte, alterar cor de fundo (e brilho) e possibilitar compartilhar trecho de leitura nas redes sociais. Neste ponto o Kindle cumpre bem o papel, já o Marvin ainda não consegui baixar o dicionário de português, mas demais funcionalidade realiza muito bem. Para leitura pelo Android, atualmente utilizo apenas o Kindle, mas sei que existem muitas outras opções.

Para quem gosta de ler HQ ou Grafic Novels, indico o Comic para ler pelo Ipad, este sem dúvida é o meu favorito, simples e fácil de manusear, os gráficos ficam bem legais de ver e a leitura se torna agradável. Gosto da simplicidade. Já li quadrinhos pelo meu celular (Note 2) e usava o aplicativo Perfect Viewer para Android, também muito bom. Hoje não leio e nem indico ler quadrinhos pelo celular  por conta do tamanho da tela (mesmo no note 2), prefiro utilizar o iPad.

Aplicativos para Filmes e Séries:

Nos caso dos filmes e séries para efetuar download uso o uTorrent, sem dúvida o melhor! Leve e fácil de usar, não ocupa espaço e atende todas as minhas expectativas. Já uso há muito tempo, desde que era usuária Linux, depois no Windows e agora no Mac. O mesmo ocorreu com o VLC, aplicativo para assistir vídeos. Também muito leve, sua principal vantagem é a capacidade de reconhecer diversos formatos de vídeos, substituindo a necessidade de instalações de plugins.

Outra forma de assistir filmes/séries que adoro é através da Apple TV, reprodutor de mídia digital, utilizado para streaming de mídia digita. Por ser um dispositivo da Apple, ele é integrado com o iTunes, sendo necessário converter a mídia para o formato suportado pelo equipamento (m4v). Para a conversão utilizo o SmartConvert que converter os diversos formatos e disponibiliza na biblioteca do iTunes. A versão gratuita é limitada a conversão, sem efetuar a inclusão de legenda, para isso eu utilizava o Subler que, além de embutir a legenda, inclui informações referente ao filme ou série (capa também!). O processo não é difícil, mas leva tempo. Primeiro é necessário efetuar a inclusão da legenda e informações adicionais pelo Subler e depois, já com os dados embutidos, efetuar a conversão no SmartConvert. Para tornar o processo mais fácil e prático, optei por comprar a versão paga que inclui todo o processo e é muito mais rápido.

Espero que tenham gostado deste primeiro post da série, estes programas ajudam a tornar a experiência mais agradável e prazerosa. No próximo post irei comentar sobre meus aplicativos favoritos para estudar desenvolvimento de software. Aguardem! 🙂

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *