Utilizando o MacBook – Plataforma OS X Maveric

Tem mais ou menos um ano que passei a utilizar um MacBook Pro, consequentemente, substituindo o sistema operacional Windows pelo OS X Maverick. Aguardei um pouco para poder compartilhar a experiência de utilizar um Mac, para poder experimentar e conhecer melhor as vantagens e desvantagens. Além do computador acabei comprando um iPad, atualmente utilizo um MacBook Pro (computador pessoal), meu iPad com teclado (muito bom por sinal), além disso, mantenho meu Kindle para minhas leituras e meu celular Samsung Note 2. Estou muito feliz com todos eles.

Focando um pouco mais no MacBook Pro, eu comprei um usado, mas muito bem cuidado. Foi uma ótima oportunidade financeira e, como Gui (guilhermejr) comentava sobre a qualidade de todo o sistema, estava muito interessada em conhecer e experimentar. Passei muitos anos utilizando o Linux, admiro bastante o trabalho da comunidade e de utilizar software livre, especialmente a liberdade de poder modificar e adaptar de acordo com minha vontade. Este foi o primeiro problema com o Mac, foi necessário instalar alguns programas adicionais como Spectacle para minimizar e maximar telas, outro ponto negativo são os preços dos aplicativos, para quem não pagava nada, foi e ainda é um problema (sempre reclamo).

O lado positivo e o que me faz querer continuar com meu Mac foi a qualidade, a Apple se preocupa com o menores detalhes, a experiência é ótima. O Linux também é ótimo, mas trabalhar com ele requer um certo conhecimento, ok admito que adorava isso, modificar, pesquisar, ajustar. Formatar de vez em quando e começar tudo de novo para conhecer novos sistemas operacionais (como as fotos abaixo:D), mas depois de um tempo era muito cansativo, chegou um momento que eu queria tudo simplesmente funcionando. Daí a ideia de experimentar o MacBook Pro e realmente foi assim. Nada de pesquisas, as coisas funcionam, não posso personalizar, mas funciona muito bem.

Captura de tela 2014-06-24 21.02.46

Em relação ao preço dos aplicativos, o BrOffice do Mac é muito bom e bem atualizado, instalei alguns do software livres que já conhecia e continuo pesquisando novos para utilizar e divulgar. Para outros softwares comecei a aceitar a ideia de que vale a pena pagar por algo que se realmente utiliza. Mantenho o VirtualBox para usar o Windons quando o trabalho demanda (não há Access para o Mac :-/), espero ter mais tempo no futuro próximo para continuar experimentando o Linux e acompanhado as novidades.

PS: Continuo indicando o sistema operacional Linux para todos os usuários, em especial empresas, acredito fortemente nas vantanges do sotware livre nas corporações, ele atende as necessidades e não há custo com licença. 😉

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *