LibreOffice Writer: Controle de Versões

No post sobre LibreOffice Writer: Controle de Alterações / Modificações, comentei sobre controle de versões, esta funcionalidade permite salvar diversas versões de um determinado documento e compará-los depois, possibilitando restaurar, ajustar ou saber as modificações realizadas nos documentos. É extremamente útil para controlar alterações de documentos como trabalho acadêmico, por exemplo.

A utilização da ferramenta é muito simples, após editar todo o documento, acesse o menu Arquivo – Versões (Figura 1), será aberto a tela de controle das versões. Selecione a opção “Salvar nova versão”, insira os comentários que considerar importante para lembrar as alterações efetuadas (Figura 2). A partir deste momento, todos as versões ficarão salvas e poderão ser acessadas sempre que tiver interesse, se considerar interessante, antes de salvar marque a opção “Salvar sempre uma nova versão ao salvar”, acredito que a função deste texto é alto explicativa.

Figura 3: Menu - Versões

Figura 1: Menu – Versões

Figura 2: Menu Controle de Alterações

Figura 2: Menu Controle de Alterações

Para voltar a alguma versão salva, clique na versão e depois em “Abrir”. A versão anterior será aberta e você poderá visualizar as alterações, mas não poderá alterar. A versão atual ficará na segunda tela, poderá ser acessada quando a versão anterior for fechada. Para ver os comentários registrados, selecione a opção “Mostrar”, aparecerá as notas registradas.

Por fim, a funcionalidade mais interessante é a opção de “Comparar” as versões salvas, com ela é possível editar a versão atual em comparação com a versão anterior. Para comparar as versões selecione uma das versões antigas e selecione a opção “Comparar”, será exibida uma caixa com todas as alterações (Figura 3), sinalizando aquelas que poderão ser inclusas ou excluídas, a funcionalidade é similar aos controles de alterações – veja no post anterior mais detalhes clicando aqui. 😉

Figura 3: Menu Controle Versões

Figura 3: Menu Controle Versões

Sempre que faço trabalhos na faculdade ou escrevo post, sempre reviso e altero o que escrevi, por conta disso, a funcionalidade torna-se muito útil, evita ter uma pasta cheia de arquivos com versão 1, 2 e 3 e etc, além de permitir comparação entre os arquivos. Função útil e interessante. 😀

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *