LibreOffice – AutoTexto

O autotexto, como o próprio nome sugere, é uma funcionalidade que permite gravar um texto na ferramenta e colar no documento sempre que precisar, geralmente se utiliza este recurso nas sentenças utilizadas com frequência, como é o caso de uma assinatura ou uma saudação, também pode ser utilizado para memorizar algo para utilizar posteriormente.

Para fazer é bem simples, selecione o texto que deseja memorizar, pode ser também uma tabela, gráfico ou imagem, ou qualquer coisa que possa ser utilizado no documento. Uma vez selecionado, acesse o menu Editar – Autotexto, digite um nome para a informação que você deseja salvar, clique no botão autotexto – Novo. Para utilizar o texto novo, tecle o botão que você digitou, depois na tecla F3 e pronto, o texto aparecerá. Esta é a versão resumida da funcionalidade, agora vamos aos detalhes.

Menu - Autoajuda

Menu – Autoajuda

Ao inserir o autotexto você deve ter observado que há um conjunto pré formatado já gravado, na relação constam cartão de visita, texto com informação de anexo, atenciosamente e alguns documentos como Cartas de vários tipos e outros. Todos esses modelos podem ser utilizados, editados, renomeados ou substituídos. Selecione um dos textos e clique na opção desejada. Vale ressaltar que a opção editar abrirá uma nova janela do LibreOffice  para possibilitar a edição e deixá-lo na forma desejada, além disso, é possível inserir macros – este assunto requer um post especifico. Por fim, a opção Categorias para possibilitar a classificação dos autotextos, por padrão quatro já vem criadas – Cartões de Visitas, Padrão, Só Modelos e Meu Autotexto, a última vem vazia para que os usuários possam salvar os novos autotexto. Para criar uma nova categoria, insira um novo nome e clique na opção salvar.

Menu de autoajuda

Menu de autoajuda

O conhecimento que adquirido até hoje sobre o LibreOffice e publicado periodicamente, são assuntos que fui aprendendo gradualmente, conforme a necessidade aparecia ou através de dicas encontradas na internet ou recebida através de outros usuários. Esses dias, Guilherme Jr. (também conhecido como marido) comentou sobre esta funcionalidade. Assim que aprendi adorei, considerei útil e prático, espero que auxiliem vocês no dia a dia.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *