LibreOffice Writer: Controle de Alterações / Modificações

Estou participando de um projeto que exige constantes verificações de documentos, os consultores trabalham em um determinado arquivo e submetem para nossa avaliação. Para trabalhar com estas alterações de forma prática e mais eficiente, utilizamos a funcionalidade de controle de alterações. Como comentei em alguns posts anteriores, no meu trabalho é adotada outra ferramenta Office, contudo achei interessante comentar sobre esta funcionalidade no LibreOffice por ser prática e útil.

A ferramenta para controlar as alterações que são feitas em um documento é um recurso utilizado para possibilitar rastrear as modificações realizadas, gerenciar estas alterações aprovando-as ou rejeitando-as e inserir proteção para impossibilitar mudanças sem permissão. Todas essas funcionalidades podem ser acessada pelo menu Editar – Alterações (Figura 1).

Controle_Alterações

Figura 1: Menu com as opções da funcionalidade Alterações

Para iniciar o controle de alterações primeiro é necessário deixar a opção Registrar ativa. Esta opção, como o próprio nome diz, ativa o LibreOffice para registrar as modificações que são feitas pelo o usuários, inserindo um barra a esquerda da linha sinalizando a modificação e deixando o texto um com a cor da fonte diferente e sublinhado (Figura 2), ao passar o mouse por cima da modificação é exibida uma legenda com o nome do autor e a data da modificação.

A funcionalidade Mostrar, também exibida na figura 2, exibi todas as modificações realizadas pelo usuário. Sem ela marcada, o texto fica alterado, mas não é possível a visualização. Aqui fica a primeira dica, acredito ser mais prático trabalhar com a opção Mostrar desativada e, após concluir a verificação, ativar a opção de exibição para visualizar as alterações feitas.

Figura 2: O texto com a indicação de modificação.

Figura 2: O texto com a indicação de modificação.

Ao efetuar uma modificação no documento pode ser interessante deixar um comentário, desta forma será possível posteriormente lembrar o motivo da alteração ou sinalizar para outra pessoa. Após feita a modificação, o sistema habilita a inclusão do comentário, que poderá ser feita de duas formas:

  1. Uma vez alterado o texto,  deixe o cursor em cima da palavra editada que deseja inserir o comentário e acesse o menu Editar – Alterações – Comentários. Será aberta uma caixa com a opção de comentar, nela é possível inserir / editar o texto que deseja deixar comentado (Figura 3).
  2. Outra opção é acessar a relação de todas as alterações realizadas e de lá efetuar a modificação do comentário. Poderá ser realizada a inclusão de um comentário para uma alteração específica ou todas de uma só vez se for considerado mais fácil. O acesso a informação é através do menu Editar – Alterações – Aceitar ou Rejeitar, ao clicar será aberta uma caixa com a relação de todas as modificações, clique com o botão direito em cima da que deseja alterar e haverá a opção de incluir / editar o comentário (Figura 4).

Figura 3: Tela de Comentário

Figura 3: Tela de Comentário

Figura 4 - Editando Comentário

Figura 4 – Editando Comentário

Uma vez o texto modificado com a opção Registrar ativa, inicia-se a etapa de verificar se as modificações realizadas são pertinentes ou não. Em outras palavras, usando o caso citado no primeiro parágrafo como exemplo, os consultores encaminharam um arquivo para validação, efetuei as modificações necessárias e agora é possível discutir as modificações e confirmar se elas devem ou não ser aceitas. O processo de aceitar ou não poderá ser realizado de várias formas, sugiro duas: pelo mouse com o botão direito ou pela caixa de diálogo de Aceitar ou rejeitar alterações (Figura 4).

A primeira opção é a modificação pelo mouse, sugiro para quem gosta de reler todo o documento e a medida que for localizando uma alteração, avaliar se a modificação deve ou não permanecer. Para inserir a avaliação: clique com o botão direito em cima do texto marcado, selecione aceitar ou rejeitar a alteração. Caso queira pular para próxima modificação ou voltar para a  anterior, clique na opção Próxima Alteração ou Alteração Anterior, o curso irá avançar ou retroceder conforme selecionado.

A segunda opção é pela caixa Aceitar ou rejeitar alterações. Para acessar, clique no menu Editar, opção Alterações – Aceitar ou Rejeitar. Na caixa será apresentada todas as modificações realizadas no documento com os comentários cadastrados, conforme já explicado acima. Ao clicar na linha de uma alteração realizada, o LibreOffice posicionará o curso no local do texto onde foi feita a alteração para possibilitar avaliar o contexto da mudança. Uma vez analisado, poderá ser dado ou não o aceite da mudança clicando no botão com a opção corresponde, caso tenha certeza é possível aceitar ou rejeitar dos as modificações de uma só vez (Figura 5).

Figura 5: Aceitar ou rejeitar alterações

Figura 5: Aceitar ou rejeitar alterações

Após diversas modificações ou idas e voltas de documentos para validação dos documentos, é natural que a relação de alterações fique muito grande tornando complicado trabalhar por esta caixa. Uma solução para o problema é a opção de Filtro (Figura 6), nela é possível filtrar as modificações realizadas de acordo com a data, autor, tipo de ação realizada ou anotação.

Figura 6: Opção de Filtros

Figura 6: Opção de Filtros

Além das funcionalidades explicadas, o LibreOffice oferece mais algumas relacionadas a controle de versão, é o caso de salvar versões de um mesmo arquivo, a comparação e a possibilidade de mesclar dois documentos, deixarei este tópicos para os próximos posts, que ficará como uma espécie de continuação deste. Até lá! 😉

Compartilhe este post:

14 Comments

      • Camila,
        Excelente explicação, parabéns! Seguinte: gostaria de saber como remover (definitivamente, se possível) informações de propriedades de um documento no Libre Office Writer. Quero dizer, quero alterar um documento e, ao enviar para outra pessoa, desejo que essa pessoa NÃO veja em Arquivo>>Propriedades informações como AUTOR (principalmente!), localização e afins. Tem como?

  1. Olá. Existe como alterar a o modo como as alterações ficam registradas? Por exemplo, por padrão inserções são ‘sublinhadas’ e em azul enquanto que exclusões são ‘tachadas’ em cor também azul. É possível alterar esse padrão?

    Obrigado

  2. Hi great blog! Doеs running a blog ѕuch ass this require a lоt
    of work? Ι’ve virtually no knowledge of coding Һowever I haԀ beeen hoping to stzrt mү oᴡn blog soon. Anywaүѕ, sҺould you
    havе any suggestions or tips for new blog owners please share.
    ӏ uderstand hiѕ is off topjc neveгtheless I јust ѡanted to ɑsk.
    Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *