LibreOffice Writer: Controle de Alterações / Modificações

Estou participando de um projeto que exige constantes verificações de documentos, os consultores trabalham em um determinado arquivo e submetem para nossa avaliação. Para trabalhar com estas alterações de forma prática e mais eficiente, utilizamos a funcionalidade de controle de alterações. Como comentei em alguns posts anteriores, no meu trabalho é adotada outra ferramenta Office, contudo achei interessante comentar sobre esta funcionalidade no LibreOffice por ser prática e útil.

A ferramenta para controlar as alterações que são feitas em um documento é um recurso utilizado para possibilitar rastrear as modificações realizadas, gerenciar estas alterações aprovando-as ou rejeitando-as e inserir proteção para impossibilitar mudanças sem permissão. Todas essas funcionalidades podem ser acessada pelo menu Editar – Alterações (Figura 1).

Controle_Alterações

Figura 1: Menu com as opções da funcionalidade Alterações

Para iniciar o controle de alterações primeiro é necessário deixar a opção Registrar ativa. Esta opção, como o próprio nome diz, ativa o LibreOffice para registrar as modificações que são feitas pelo o usuários, inserindo um barra a esquerda da linha sinalizando a modificação e deixando o texto um com a cor da fonte diferente e sublinhado (Figura 2), ao passar o mouse por cima da modificação é exibida uma legenda com o nome do autor e a data da modificação.

A funcionalidade Mostrar, também exibida na figura 2, exibi todas as modificações realizadas pelo usuário. Sem ela marcada, o texto fica alterado, mas não é possível a visualização. Aqui fica a primeira dica, acredito ser mais prático trabalhar com a opção Mostrar desativada e, após concluir a verificação, ativar a opção de exibição para visualizar as alterações feitas.

Figura 2: O texto com a indicação de modificação.

Figura 2: O texto com a indicação de modificação.

Ao efetuar uma modificação no documento pode ser interessante deixar um comentário, desta forma será possível posteriormente lembrar o motivo da alteração ou sinalizar para outra pessoa. Após feita a modificação, o sistema habilita a inclusão do comentário, que poderá ser feita de duas formas:

  1. Uma vez alterado o texto,  deixe o cursor em cima da palavra editada que deseja inserir o comentário e acesse o menu Editar – Alterações – Comentários. Será aberta uma caixa com a opção de comentar, nela é possível inserir / editar o texto que deseja deixar comentado (Figura 3).
  2. Outra opção é acessar a relação de todas as alterações realizadas e de lá efetuar a modificação do comentário. Poderá ser realizada a inclusão de um comentário para uma alteração específica ou todas de uma só vez se for considerado mais fácil. O acesso a informação é através do menu Editar – Alterações – Aceitar ou Rejeitar, ao clicar será aberta uma caixa com a relação de todas as modificações, clique com o botão direito em cima da que deseja alterar e haverá a opção de incluir / editar o comentário (Figura 4).

Figura 3: Tela de Comentário

Figura 3: Tela de Comentário

Figura 4 - Editando Comentário

Figura 4 – Editando Comentário

Uma vez o texto modificado com a opção Registrar ativa, inicia-se a etapa de verificar se as modificações realizadas são pertinentes ou não. Em outras palavras, usando o caso citado no primeiro parágrafo como exemplo, os consultores encaminharam um arquivo para validação, efetuei as modificações necessárias e agora é possível discutir as modificações e confirmar se elas devem ou não ser aceitas. O processo de aceitar ou não poderá ser realizado de várias formas, sugiro duas: pelo mouse com o botão direito ou pela caixa de diálogo de Aceitar ou rejeitar alterações (Figura 4).

A primeira opção é a modificação pelo mouse, sugiro para quem gosta de reler todo o documento e a medida que for localizando uma alteração, avaliar se a modificação deve ou não permanecer. Para inserir a avaliação: clique com o botão direito em cima do texto marcado, selecione aceitar ou rejeitar a alteração. Caso queira pular para próxima modificação ou voltar para a  anterior, clique na opção Próxima Alteração ou Alteração Anterior, o curso irá avançar ou retroceder conforme selecionado.

A segunda opção é pela caixa Aceitar ou rejeitar alterações. Para acessar, clique no menu Editar, opção Alterações – Aceitar ou Rejeitar. Na caixa será apresentada todas as modificações realizadas no documento com os comentários cadastrados, conforme já explicado acima. Ao clicar na linha de uma alteração realizada, o LibreOffice posicionará o curso no local do texto onde foi feita a alteração para possibilitar avaliar o contexto da mudança. Uma vez analisado, poderá ser dado ou não o aceite da mudança clicando no botão com a opção corresponde, caso tenha certeza é possível aceitar ou rejeitar dos as modificações de uma só vez (Figura 5).

Figura 5: Aceitar ou rejeitar alterações

Figura 5: Aceitar ou rejeitar alterações

Após diversas modificações ou idas e voltas de documentos para validação dos documentos, é natural que a relação de alterações fique muito grande tornando complicado trabalhar por esta caixa. Uma solução para o problema é a opção de Filtro (Figura 6), nela é possível filtrar as modificações realizadas de acordo com a data, autor, tipo de ação realizada ou anotação.

Figura 6: Opção de Filtros

Figura 6: Opção de Filtros

Além das funcionalidades explicadas, o LibreOffice oferece mais algumas relacionadas a controle de versão, é o caso de salvar versões de um mesmo arquivo, a comparação e a possibilidade de mesclar dois documentos, deixarei este tópicos para os próximos posts, que ficará como uma espécie de continuação deste. Até lá! 😉

Compartilhe este post:

10 Comments

  1. Olá. Existe como alterar a o modo como as alterações ficam registradas? Por exemplo, por padrão inserções são ‘sublinhadas’ e em azul enquanto que exclusões são ‘tachadas’ em cor também azul. É possível alterar esse padrão?

    Obrigado

  2. Hi great blog! Doеs running a blog ѕuch ass this require a lоt
    of work? Ι’ve virtually no knowledge of coding Һowever I haԀ beeen hoping to stzrt mү oᴡn blog soon. Anywaүѕ, sҺould you
    havе any suggestions or tips for new blog owners please share.
    ӏ uderstand hiѕ is off topjc neveгtheless I јust ѡanted to ɑsk.
    Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *