LibreOffice – Agrupando Valores na Tabela Dinâmica

Na semana passada escrevi um post sobre agrupamento de dados na tabela dinâmica no Excel, esta semana segue o passo a passo de como fazer o mesmo processo no LibreOffice. Nos dois sistemas o processo é parecido, mas há diferenças, no Excel é específico para tabela dinâmica, diferente no LibreOffice que também funciona para agrupamento de linhas e colunas – escreverei sobre o assunto em  um post específico.

É possível efetuar agrupamento por data, número e agrupamento genéricos. O meu favorito é o agrupamento por data que torna as análises por período muito mais fácil e rápida. 😉

Detalhando a funcionalidade do sistema:

No LibreOffice o agrupamento de células fica no menu Dados – Esquema, conforme figura abaixo.

Captura de tela 2013-11-30 23.43.04

Para agrupar clique em cima do campo, acesse o menu e selecionar a opção agrupar. O agrupamento funciona apenas para os campos situados no campo de linhas na tabela dinâmica, que ficam situados no lado esquerdo abaixo do filtro, após a inclusão é possível efetuar filtros através dos grupos criados, o que tornar a análise mais dinâmica. Cada tipo de dado – data, número e outros valores, tem uma forma de agrupar diferente.

  • Datas: Após clicar a opção de agrupar no menu para os campos do tipo data, aparecerá uma caixa de diálogo para especificar como deseja que os dados sejam agrupados. Pode ser um intervalo específico, por faixa ou por período de tempo (segundos, minutos, horas, meses, trimestre e anos), no último caso pode ser selecionada mais de uma opção. Nos exemplos abaixo fiz a opção de agrupamento por mês e outro exemplo por intervalo.

Captura de tela 2013-11-30 23.30.40

Agrupamento por Mês

Agrupamento por Mês

Intervalo de 30 dias

Intervalo de 30 dias

 

  • Valor / Número: A caixa de diálogo será específica para filtrar um período e para estabelecer uma escala de agrupamento, os dados ficam automaticamente organizados em faixas.

Captura de tela 2013-11-30 23.40.21

Agrupamento Intervalo de 20

Agrupamento Intervalo de 20

Visão detalha da seleção por filtro.

Visão detalhada da seleção por filtro.

  • Genéricos: Para os casos de campos textos, é possível efetuar o agrupamentos genéricos de valores. Selecione os campos que deseja agrupar, no exemplo abaixa, optei por Bahia e Sergipe, acesse o menu Dados – Esquema – Agrupar. Automaticamente será formado um subconjunto especifico (Agrupar 1).  Acessando para editar layout da tabela dinâmica (botão direito do mouse ou no menu Dados – Tabela Dinâmica – Criar), é possível inserir um subtotal no subconjunto e efetuar uma avaliação diferenciada deste dado.
Captura de tela 2013-11-30 23.45.52

Seleção de dois campos para agrupar

Captura de tela 2013-11-30 23.48.57

Formação do Subconjunto – Agrupar1

Captura de tela 2013-11-30 23.53.27

O subtotal do agrupamento formado

 

 

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *