Excel – Agrupando Valores Tabela Dinâmica

No curso do MBA, aprendendo a trabalhar com o MS Project (escreverei um post específico sobre este assunto!) descobri por acaso uma funcionalidade interessante do Excel para efetuar analises agrupando datas, números e alguns valores específicos em uma tabela dinâmica, possibilitando efetuar analises com base em juntando valores de forma personalizada.

Efetuar agrupamento facilitou algumas analises, anteriormente para avaliar períodos, por exemplo, eu trabalhava na relação dos dados, criando novas colunas através das formulas Mês() e Ano(), para criar resumo de dados por período. No caso de alguns agrupamentos, era necessário efetuar filtros específicos ou somar os valores de cada item que gostaria de analisar, não muito prático. Agora faço analises de forma mais rápida. 🙂

Detalhando mais a funcionalidade do sistema:

O menu de agrupamento fica localizado na parte de Ferramentas de Tabela Dinâmica => Opções, no bloco Agrupar, conforme figura abaixo.

Agrupar

Para agrupar o campo data, selecione o nome da coluna e clique em Agrupar Campo. Será aberta uma caixa de diálogo para que possa ser selecionado os critérios de agrupamento. No exemplo das imagens abaixo, selecionei agrupar por ano.

Seleciona critério

Seleciona critério

Agrupado por ano

Resultado da Seleção

Após confirmado, o sistema permite arrastar o campo para área da página e daí haverá a opção de seleção por período agrupado. Também é possível selecionar mais de um período, o Excel cria automaticamente novos campos de linhas com os períodos selecionados.

Selecionar exibição do período

Selecionar exibição do período

Seleção de dois períodos

Seleção de dois períodos

Agora vamos trabalhar com um campo qualquer com valor (número), a opção que aparece é diferente da Data, agora a seleção é por faixa, o mais interessante é a organização das faixas. O trabalho que dava para criar as faixas antes envolvia elaborar uma fórmula condicional, agora muito mais fácil! 😀

Critério para seleção campo numérico.

Critério para seleção campo numérico.

Olha como ficou!

Olha como ficou!

Para finalizar formando grupo por seleção, a forma de fazer é simples. Selecione os valores que deseja agrupar, após selecionado clique em agrupar Seleção e pronto! Será formado um grupo específico, para facilitar a o trabalho com os dados. Isto ajuda muito no momento que preciso analisar os subconjuntos dos dados, desta forma facilita ver o subtotal e ver a relação de registros de seleção específica.

Seleção de um grupo específico

Seleção de um grupo específico

Resultado da seleção com o grupo total.

Resultado da seleção com o grupo total.

Compartilhe este post:

23 Comments

  1. Olá, fiz uma tabela dinâmica e possui 2 colunas de valores, sendo um valor previsto e outro realizado, tendo um totalizador por período. Na tabela dinâmica, primeiro vem todos os valores referentes ao previsto e depois vem os valores realizados. Gostaria de saber como faço para sair o primeiro mês com os valores previstos e realizados, o segundo mês idem, e assim por diante.

    Obrigado

    • Olá Tanaka,

      Peço desculpas a demora em responder. Em relação a sua dúvida, se meu entendimento estiver correto, acredito que você possa resolver o problema alterando a ordem da coluna na tabela dinâmica. Ou seja, provavelmente a ordem de está Valores e depois mês, se mudar a ordem para colocar primeiro o Mês e depois os valores, os campos previstos e realizados ficaram juntos.

      Espero ter ajudado, caso tenha ainda alguma dúvida, me mande um exemplo. Ficarei feliz em ajudar.
      Abraços.

  2. Amei … estava aqui me matando na empresa, com uma planilha enorme kkkk … mas ao ler ser artigo me ajudou muito … Parabéns por esse excelente trabalho … todo sucesso do mundo para você !!!

    • Olá, Sérgio!

      É possível criar o intervalo personalizado selecionando cada intervalo que deseja agrupar. Por exemplo, primeiro seleciona o intervalo de 0 a 10 e seleciona a opção agrupar. Você pode renomear o conjunto depois, colocando o nome da faixa “0 – 10” e faz o mesmo para o próximo intervalo e assim sucessivamente.

      Espero ter ajudado!
      Agradeço pelo a visita.

      • Olá Camila,

        Eu não pretendo renomear o nome do intervalo, eu pretendo que cada intervalo vá buscar os valores nele definido. Quando escolho a opção agrupar o valor do intervalo é sempre o mesmo numero e eu pretendo definir o valor do intervalo.
        1ª Intervalo (0 – 10) – intervalo de 10
        2º Intervalo (11 – 30) – intervalo de 19
        3ª Intervalo (31 – 45) – intervalo de 14

        Obrigado.

        • Sérgio,

          Entendi. Há duas possibilidades de agrupamento, uma é a automática que é possível definir um intervalo padrão ou outro é manualmente, como havia comentado. Não há outra possibilidade dentro da tabela dinâmica. Uma alternativa seria criar uma regra na própria base dados, através de fórmulas.
          Espero ter contribuido de alguma forma.

  3. Bom dia Camila,
    Tenho uma dúvida,

    Ao criar a tabela dinâmica e ir em análise no item AGRUPAR a opção AGRUPAR CAMPO está desabilitada 🙁
    Testei no Office 2010 e 2016 e o mesmo ocorre, sabe me dizer o motivo?

    Preciso muito resolver isso. Pode me ajudar?

    • Olá Raquel,
      Desculpa a demora em responder. Para poder habilitar a opção AGRUPAR CAMPO, é necessário clicar em cima do item que deseja ser agrupado. Eu fiz o teste, no meu caso, ele só habilitou o campo apenas quando cliquei. Se você preferir, me manda uma planilha com o exemplo do problema, eu farei o teste e te encaminho.

      Obrigada pela visita ao site,
      Espero ter ajudado.

  4. Boa noite!

    Tenho uma dúvida e não consigo resolver. tenho 03 abas no documento do excel, e quando agrupo uma aba, as outras que também tem o campo data, são agrupadas automaticamente. Como resolver esta questão, bloqueando o agrupamento somente na aba que desejo?
    Desde já agradeço.

    • Olá Tony,

      Geralmente, não crio várias tabelas dinâmicas em várias planilhas. Efetuei um teste para entender melhor o questionamento e também uma pesquisa para ver se encontrava uma solução, infelizmente não conseguir encontrar :(. O Excel parecer que vinculou o agrupamento dos valores para todas as tabelas dinâmicas e não encontrei uma forma de desvincular. Talvez, a opção de desabilitar apenas uma célula seja uma solução viável. Vou continuar pesquisando, mas, caso você consiga, me diga como fez, fiquei curiosa em saber como resolver este problema.

      Agradeço a visita! Sinto muito por não poder ajudar.

  5. Excel – Agrupando Valores Tabela Dinâmica – Camila Oliveira Minha renda hoje é com instalação de Alarmes, CFTV, Portão Eletrônico. Se deseja o melhor material sobre esses e outros assuntos, de forma rica e abordagem completa, sem complicação, você precisa conhecer este curso completo de CFTV, Alarmes, Portão Eletrônico. Uso e Recomendo a Amigos! Acesse https://goo.gl/N8KYch e Saiba Mais
    Alarmes, CFTV e Outros https://goo.gl/N8KYch

  6. olá!

    onde fica este campo na tabela dinâmica ?/

    O menu de agrupamento fica localizado na parte de Ferramentas de Tabela Dinâmica => Opções, no bloco Agrupar, conforme figura abaixo.

  7. Olá

    tenho uma dúvida, após agrupar um cj de dados que está relacionado com um grafico, quando desagrupa os graficos mudam de cor, como faço para isso não ocorrer?

    • Olá Marcos!

      Agradeço a visita ao site! Isso acontece por que o gráfico criado foi dinâmico, desta forma sempre que alterar a tabela, o gráfico irá alterar, assim como a cor vinculada. Pelo que conheço da ferramenta, não acredito que acha uma forma de fixar, por via das dúvidas, pesquisei um pouco na internet e encontrei uma recomendação de personalizar as cores, ou seja, entrar na barra ou linha do gráfico e alterar as cores do automático e informar a cor sólida que deseja, efetuei um teste e funcionou, tem verificar se atende.

      Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *