Excel – Desconsiderar Zero Em Gráfico

Estava elaborando um gráfico e me deparei com um problema em função de haver zeros na relação de valores a serem exibidos no gráfico. Como havia resultados com valor zero, o gráfico ficava com uma queda na linha deixando-o distorcido. Para resolver pesquisei algumas soluções na internet e encontrei uma bem simples, inseri uma fórmula para substituir o resultado zero por erro (#N/D) . No meu caso como o resultado é pesquisado em um banco de dados, inseri uma fórmula condicional simples:  SE(x=0;NÃO.DISP();x), onde o resultado x é o resultado.

Para configurar o gráfico em relação a como tratar o erro, clique no gráfico com o botão direito e selecione a opção “Selecionar Dados..”, depois a opção “Células Ocultas e Vazias” e defina como o gráfico vai tratar o dado vazio/erro. No meu caso a opção foi selecionada automaticamente e deixei como conexão dos pontos dos gráficos. Veja como ficou as mudanças:

– O Gráfico antes:

– Como ficou depois:

Compartilhe este post:

38 Comments

  1. Olá, Camila!

    Tentei usar num gráfico de pizza a fórmula SE como você sugeriu, mas mesmo retornando #NOME? para os valores iguais a zero, o gráfico está considerando esses nulos e deixando superpoluído com vários 0% sobrepostos…
    Também tentei usar formatação de número personalizado, mas não deu certo.

    Sabe como posso resolver isso?

    Muito obrigada!

    • Oi Angela!

      Fiz um teste e a condicional funcionou. Inseri o SE em um exemplo e o dado não foi apresentado no gráfico de pizza. Vou mandar o exemplo que eu fiz para você por e-mail, veja se ajuda. Caso não resolva, me diga.

      Obrigada pela visita, fico feliz em ajudar. 🙂

      • Oi, Camila!

        Criei uma coluna de apoio para calcular o SE retornando #N/D para zero, e daí funcionou! (A coluna original tem outra fórmula agrupada e acho que eu não estava conseguindo administrar tudo junto.)
        Tentei ocultar a coluna de apoio, mas some o conteúdo do gráfico, hahaha, ó vida!!! Bom, é uma planilha só pro meu controle mesmo, então vou deixar a coluna bem “magrinha” pra não poluir muito e continuar exibindo o gráfico!

        Super obrigada! 🙂

  2. Camila, boa tarde!
    O meu problema é o seguinte: tem uma base de dados onde algumas células apresentam erro (#DIV/0!). O problema é quando gero o gráfico com base os cálculos ele apresenta “0” para esses casos e queria deixar em branco (apenas no gráfico). Você conhece alguma maneira?
    Obrigado.

  3. Olá Camila,

    Obrigado pela sua dica, resultou mas fiquei com um problema: as células que ficaram com o #N/D fazem parte do cálculo de uma média e esta deixou de funcionar. Para ser mais claro dou um exemplo: consumo diário de água de segunda a sexta-feira; tenho os consumos de segunda e terça e no resto dos dias da semana como ainda não tenho a contagem passa a #N/D, portanto, a média da semana deixa de funcionar, fica também #N/D. Lembra-se de alguma dica…

    Cumprimentos,

    JP

    • Olá, JP!

      Eu li seu e-mail ontem, mas só consegui parar para responder hoje. Desculpa a demora em responder, eu tenho duas dicas: a primeira seria criar uma coluna específica para criar a fórmula do gráfico e a segunda seria usar a fórmula =MÉDIASE(G5:G35;”<>#N/D”;G5:G35), assim os erros seriam desprezados, também pode substituir “>0”, se preferir.

      Espero ter ajudado e caso tenha alguma outra dúvida ou solução, me avise.

  4. Muito bom! Eu estava quebrando a cabeça pra fazer isso!
    Como minha planilha precisava apresentar o valor 0, fiz uma cópia da coluna de valores em células ocultas e apliquei a fórmula.

  5. Oi Camila, tenho uma série de dados retiradas de uma planilha base através de Cont.Ses e Somases, alguns dos valores retorna o dado 0, devido à ausência na planilha base, porém eles aparecem no gráfico como 0… como não há maneira de aplicar um filtro, qual seria a forma mais correta de realizar isso?

    • Oi Júlio,

      Uma forma de resolver seria inserir uma condição de validação do resultado, quando não houver dados na tabela, preencher com a fórmula NÃO.DISP(). A fórmula irá exibir o valor de erro #N/D que indica o valor indisponível, em um gráfico de barras o valor apresentado ficará vazio, se exibir valor aparecer #N/D, no caso de uma gráfico de linhas, o resultado não será considerado, conforme comentei no post. Acredito que este seria uma forma de exibir diferenciando os resultado com zero daqueles vazios.

      Espero ter ajudado! Agradeço a visita.

  6. Oi Camila,

    Estou elaborando um gráfico que possui células com fórmulas e sem valores (células brancas) e que estão sendo plotadas como zero no gráfico. Existe alguma fórmula para os mesmos não sejam plotados no gráfico ?

    • Oi André,

      Recebi uma dúvida parecida, infelizmente não encontrei uma solução simples. Eu dei como sugestão criar um botão que executasse uma macro para ocultar as colunas sem dados, não sei se é o que procura, certamente haverá mais trabalho e eu também não sei se é exatamente o resultado que você procura.

      Espero poder te ajudado um pouco.

  7. Preciso de ajuda. Meu gráfico de coluna 3D é de despesas do ano. Onde em alguns meses, não há algumas despesas, mas mesmo assim elas aparecem no grafico. Como faço para ocultar essas despesas, mas manter a opção de que se um dia tiver, que ela seja exibida novamente. Obrigado antecipadamente…

    • Olá Arsanjo!

      Efetuei alguns testes e não consegui ocultar automaticamente a coluna sem dados em um gráfico 3D. Fiz uma breve pesquisa, só encontrei esta possibilidade apenas no gráfico de linha, como citado no gráfico. Minha sugestão seria criar um botão que executasse uma macro para ocultar as colunas sem dados, mas daria um pouco de trabalho e não sei se exatamente o resultado que você procura.

      Agradeço a visita e desculpa a demora em responder.

    • Olá! Auberto,

      Ao colocar a fórmula com condicional para tratar os casos com 0 (zero), os valores com zero não apareceram no gráfico (Exemplo da fórmula SE(C8=0;NÃO.DISP();C8) ).
      Obrigada pela visita ao site, espero ter ajudado.

  8. Oi Camila,

    Se puder me ajudar, ficarei grato. Fiz uma planilha de controle financeiro com um gráfico e gostaria que o gráfico ignorasse as células sem valor, mas ele não está ignorando. Será que eu poderia te mandar a planilha pra vc dar uma olhada. Obrigado 🙂

  9. camila, estou com um problema parecido, meu gráfico é em coluna…. ai tipo, sábado meus valores de produção são zero. Ai queria escrever SABADO e aparecesse isso no gráfico no lugar da coluna, tem ideia de como posso fazer isso.

    • Olá, Douglas! Tentei procurar uma forma de conseguir colocar o nome sábado no gráfico, mas não consegui. 🙁 Os locais onde ficam a legenda, só pode ser números, não texto. Uma forma que uso, mas que não é muito boa: quando tem zero, coloco uma legenda para sinalizar a possibilidade de sábados ou coloco o texto de forma manual, quando preciso apresentar o resultado. Continuarei pesquisando, se tiver uma novidade, sinalizo. 🙂

  10. Bom dia!

    Poderia me enviar o gráfico de exemplo? Meu caso é que não queria que o zero fosse plotado no gráfico de onde o valor vem de uma simples inserção de valores.

    Obrigado!

    • Oi Manuel!

      O local da fórmula é onde fica os dados que irão compor o gráfico. Vou encaminhar um exemplo pelo seu e-mail, acredito que irá ajudar. Depois vou atualizar o post, inserindo a planilha de exemplo.

      Obrigada pelo comentário!

  11. Pingback: Desconsiderar 0 em gráfico Excel | devds

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *