Tabela dinâmica no LibreOffice ( BrOffice )

No desenvolvimento do meu trabalho eu utilizo muito tabelas dinâmicas, uma excelente ferramenta para análise de dados e também para formatar e divulgar os dados de forma mais organizada. Estou acostumada a trabalhar com a ferramenta da Microsoft – Excel, no meu dia a dia, mas em casa eu utilizo o Linux e o BrOffice.

Navegando pela internet verifiquei muitos sites explicando o funcionando de tabelas dinâmicas e outras funcionalidades das planilhas do Excel, então como uma pequena forma de contribuição para a sociedade de software livre, decidi explicar algumas funcionalidades do BrOffice, começando pela minha favorita, a tabela dinâmica.

No geral o Calc é muito similar ao Excel, apenas algumas pequenas coisas são diferentes. Quem já utiliza o Excel não sente muita dificuldade na utilização, os dois são similares, tem mais ou menos as mesmas ferramentas com pequenas mudanças. Para ajudar na compreensão estou fazendo o passo a passo bastante detalhado, para ajudar a quem conhece e não conhece.

Para quem não conhece a tabela dinâmica, pela definição da própria Calc, é uma tabela interativa, onde os dados podem ser arrumados, rearrumados ou resumidos de acordo com vários pontos de vista. Para ilustração utilizei algumas planilhas que baixei no site do IBGE.

Uma vez tendo os dados organizados na planilha, clique na opção Dados – Tabela Dinâmica – Criar.

Será aberta uma janela para seleção da origem dos dados que irá compor a tabela dinâmica, com quadro opções para seleção.

  • Seleção atual – Para selecionar dados que estão no próprio arquivo em algumas da planilhas.
  • Intervalo nomeado – O Calc tem uma funcionalidade para deixar alguns intervalos definidos para ajudar no desenvolvimento do trabalho, desta forma, ao registrar um intervalo você não precisa ficar selecionando ele, pode simplesmente buscar os dados de forma direta chamado pelo nome criado. Para registrar intervalos, selecione o intervalo que gostaria de definir, vá em Dados – Definir intervalo, insira o nome e clique em Ok. Quando criar uma tabela dinâmica o nome ficará disponível para seleciona-lo.
  • Fontes de dados registrada no LibreOffice – caso você tenha criado uma banco de dados no Base e registrado ele no momento da sua criação, será criar uma tabela dinâmica a partir de uma tabela ou consulta registrada no banco de dados.
  • Fontes / Interface externa – essa foi a funcionalidade que não encontrei muitas informações sobre como utilizar ao pesquisar o assunto, consegui “pescar” algumas informações que possibilitou ter uma ideia. Esta opção refere-se a conexão OLAP, para poder utilizar é necessário que o usuário tenha registrado previamente a conexão.

Para este post irei demonstrar a criação da tabela dinâmica com a opção Seleção atual, a forma mais simples, os outros processos uma vez selecionando a fonte dos dados segue o mesmo passo.

Após confirmar a seleção de dados será aberta a tela de assistente de dados, nesta tela e possível montar o layout dos dados da tabela dinâmica.

  • Campos de página – os campos colocados nesta área permite efetuar filtros dos dados a serem exibidos na tabela.
  • Campos de coluna – os campos colocados nesta área defini as colunas que serão exibidas.
  • Campos de linha – similar a coluna, só que os dados colocados nesta área defini as linhas que serão exibidas.
  • Campos de dados – Esta é área onde fica os campos com valores, as informações neste campo é sempre calculado. Quando colocado os dados neste campo, irá aparecer o tipo de cálculo está sendo feito, clicando duas vezes no campo, irá abrir uma janela com as opões de funções.

Na tela de assistente de dados, clicando na opção “mais”, é possível alterar as seleções e fazer as opções de resultados a serem exibidos:

  • Seleção a partir de – contém o intervalo de fonte de origem dos dados.
  • Resultado para – Defini onde a tabela deve ser criada, é possível alterar o local de destino.
  • As opções das caixas de seleção serve para definir a forma de exibição dos dados, a opção de exibir totais, opções de filtros e etc.

Após efetuar todas as seleções e efetuar a confirmação, a tabela estará pronta. 😀

Caso queira modificar alguma coisa na tabela, basta clicar nela com o botão direito do mouse e selecionar Editar Layout. Caso os dados da fonte de origem seja alterado, atualize os dados da tabela clicando na opção atualizar.

Uma curiosidade que observei no LibreOffice é a tendência do sistema de sempre ter uma opção de registro: registro prévio de intervalo, registro dos bancos base criados e etc. Esta funcionalidade é bem útil para que trabalhar muito com intervalos específicos da tabela, não é necessário ficar selecionando toda vez os mesmos dados.

Segue o arquivo com a planilha de exemplo:

Exemplo_Planilha

Compartilhe este post:

10 Comments

    • ​Acredito que não, a formatação pode ser feita, mas não de forma tão automática como no Microsoft Office. Pelo menos não que eu conheça. Você pode formatar através da aba de Propriedade, alterando a formatação do título, corpo e assim sucessivamente.​

      Espero poder ter ajudado.

  1. Olá Camila.
    Me passaram uma planilha que possui tabela dinâmica no excel porém não consigo atualizar os dados no Libre Office, que estão linkados ã um endereço na web. Você saberia resolver esse problema?

    Gratp

    • Olá, Luiz Fernando!
      Qual a mensagem que aparece quando clica para atualizar? Aparece alguma mensagem de erro? No geral, quando a fonte é acessível não há problemas. Mande para mim a tela de erro que tentarei verificar o problema. Meu email é falecom @ camilaoliveira . net.

      Desculpa a demora em responder, a primeira semana do ano foi bem puxada no trabalho.

  2. Oi Camila!
    Estou utilizando o Libre Office.
    Notei que ao realizar uma tabela dinâmica, depois que fecho o arquivo e abro novamente, os dados ficam na planilha como foram feitos, mas a tabela se perde. Se eu precisar inserir novos dados, tenho que fazer outra tabela.
    O Excell permite que a tabela fique pronta e é só ir atualizando!

    Tens alguma dica?

  3. Olá Camila,
    Tenho um problema com relação a criar a tabela dinamica, seleciono os dados, depois vou no menu (Dados> Tabela dinamica) e não aparece no menu a opção “criar”. Tentei de todos os modos, sem sucesso. Existe algum meio de desbloquear a função ou estou deixando de fazer algo?

    • Qual o programa está utilizando Excel ou Libre Office? No libre office para criar tabela dinâmica acesse o menu “Inserir” – “Tabela Dinâmica”. No Excel o bloqueio pode ser por conta da versão do arquivo ser somente leitura ou não está habilitado para alteração, em ambos os casos salva a planilha como em outro lugar e ao abrir clique na opção “habilitar edição” ou algo do tipo. Se nenhuma das opções ajudar, me mande um e-mail com a tela do erro, vou tentar ajudar assim que possível. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *