Adicionar Atalhos no Teclado

Adoro acessar os programas do meu computador de forma rápida, de preferência sempre pelo teclado, sem a intervenção do mouse. Venho pensando em configurar os botões extras do teclado do meu notebook e acrescentar alguns atalhos de acesso rápido há algum tempo, mas por várias razões sempre acabava procrastinando. Na quinta-feira, enfim, configurei o meu teclado.

Iniciei pesquisando o  Hotkeys que Gui utiliza, mas não consegui configurar corretamente, então resolvi pesquisar mais e acabei encontrando o xbindkey, um excelente e simples programa que, além de configurar os botões extras, possibilita fazer as configurações dos atalhos.

O processo é bem simples, as explicações eu encontrei no Viva o Linux. Segue um breve resumo de como instalei no meu computador:

Instalação: O programa pode ser instalado pelo Synaptic ou pelo terminal através do comando :

#apt-get install xbindkeys 

Teclas Extras: Para configurar as teclas extras, primeiro é preciso ver o código da tecla, para isto digite o comando:

 $xbindkeys -k

O sistema irá solicitar para que você pressione o botão extra, irá aparecer o código e nome do botão, conforme exemplo abaixo, selecione uma das duas últimas linhas e anote (ou copie).

Configurando o arquivo do xbindkeys para reconhecer o comando adicional: acesse com qualquer editor de texto o arquivo xbindkeysrc (eu usei o vim):

 $vim .xbindkeysrc 

Insira o comando conforme o exemplo abaixo. Essa foi a parte que eu mais gostei, como eu tenho a opção de inserir um comando, posso chamar qualquer programa. No meu caso o dolphin e as duas teclas extras para abrir o terminal e o firefox:

Concluindo: Salve e pronto. Você pode conferir acessando o comando abaixo, aparecerá uma tela com os comando configurados no xbindkeys. Muito legal! 😉

*~”~*~”~*~”~*~”~*~”~*~”~*~”~*~”~*~”~*

Adicional 1:

– Acho o vim um simples e fácil editor de texto do linux, para quem vontade de conhecer mais e ver quais os comandos disponíveis, encontrei neste site um resumo dos principais comandos.

Adicional 2:

– Está vendo que todos os códigos deste post está em uma caixa especial? Para escrever este post, achei que seria legal colocar o código em formatação específica. Pesquisando encontrei a extensão SyntaxHighlighter Evolved do wordpress, já inseri na minha lista de favoritos. 😀

Adicional 3:

– Na pesquisa por teclas de atalhos pelo teclado adivinha o que encontrei? Uma página com os principais atalhos existente no KDE.  Muito legal! 😉

Compartilhe este post:

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *